Influência da chuva ácida na germinação de salsa e sorgo e no desenvolvimento e sobrevivência de Potamopyrgus antipodarum
Antony Costa e João Félix
Ano letivo 2019-2020 | Projeto de de 12º ano
Estudou-se a influência da chuva ácida na germinação de sementes de salsa e sorgo e no desenvolvimento e sobrevivência de Potamopyrgus antipodarum. Os seres testados sujeitaram-se a meios com diferentes pH, de 6,5 a 3,5. Na germinação das sementes não foram encontradas diferenças significativas entre os lotes sujeitos a diferentes pH. O ensaio de crescimento das plântulas de salsa e sorgo não foi terminado; contudo, no tempo em que decorreu a experiência, não se observaram diferenças aparentes no desenvolvimento das plantas. O ensaio dos caracóis aquáticos não foi terminado devido ao término repentino das aulas pela pandemia COVID-19, pelo que não foi possível registar dados que levassem a uma conclusão.
Clica aqui e descobre todos os detalhes sobre este estudo. Para conheceres a apresentação deste estudo podes descarregar este ficheiro ou espreitar a geleira a baixo.