Anfíbios e Répteis: completar o Atlas para a região de Odemira

Francisco Silva, João Pereira, Rúben Campos, Ricardo Nunes

Em 2008 foi publicado pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) um Atlas que apresenta a distribuição dos anfíbios e répteis da fauna portuguesa. No Atlas, a cada espécie corresponde uma página com informação que inclui os locais onde essa espécie ocorre (representados por quadrículas de 10x10km que dividem o país de Norte a Sul).

O nosso projecto consiste em completar o Atlas para a região de Odemira, uma vez que, em saídas de campo anteriormente realizadas com o Clube Bigeo, já nos tínhamos cruzado com muitas espécies que não se encontram registadas no Atlas para a nossa região. Assim, contribuímos para um melhor conhecimento dos locais onde ocorrem as espécies de anfíbios e répteis da região de Odemira. Por um lado, estamos a valorizar o património natural da nossa região; por outro lado, o conhecimento da distribuição das espécies é essencial para a sua conservação efectiva.

Os tutores do nosso projecto são três especialistas que participaram na elaboração do Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal.

Descobre o relatório completo aqui.